Notícias

Agência de Metrologia realiza operação em postos de combustíveis da região Central do Estado

16/08/2016 - Carlos Gomes / Governo do Estado

A qualidade e o preço dos combustíveis comercializados por postos de Porto Nacional, Brejinho de Nazaré, Fátima, Santa Rita, e Silvanópolis são o alvo de uma ação conjunta envolvendo a Agência Estadual de Metrologia (AEM-TO), a Agência Nacional de Petróleo (ANP), o Procon-TO e a Polícia Militar. A operação teve início na terça-feira, dia 16, e segue até esta sexta-feira, 19.

Segundo o coordenador de divisão e instrumentos da AEM-TO, Luiz Fernando Lima, a parceria visa reforçar o trabalho de fiscalização  da Agência, que é permanente. Na divisão de trabalho, o Procon atua na fiscalização dos preços, para verificar se os proprietários dos postos não estão cometendo abusos ou mesmo alinhamento nos valores cobrados na bomba.

Já a ANP fiscaliza a qualidade do produto, enquanto os fiscais da AEM-TO – que é órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (AEM) – cuidam do aferimento das bombas. “Por exemplo, se a quantidade litros que consta  na parte visual da bomba é a mesma que cai no tanques dos veículos” que é a parte volumétrica”, explica, completando que a Polícia Militar acompanha a operação para garantir segurança aos fiscais.

Essa verificação é periódica, realizada anualmente até atingir todos os postos de combustíveis do Estado. De acordo com Lima, são cerca de três mil bicos de bombas em todo Tocantins fiscalizados todos os anos.

Além da fiscalização permanente, a Agência Estadual de Metrologia também promove ações de fiscalização eventual, que acontecem quando o proprietário de um posto faz a manutenção das bombas.

 

Compartilhe esta notícia