Instrumentos de Medir


Medidor de Pressão
O esfigmomanômetro é o aparelho usado pelos médicos para medir a pressão arterial. O AEM-TO é o órgão responsável por fiscalizar o equipamento.

Bomba Medidora de Combustível
Antes de abastecer seu veículo, observe se a bomba medidora de combustível tem seus elementos indicadores de medição zerados (volume e preço).

- Procure sempre estacionar próximo à bomba medidora de combustível, pois facilitará a sua visão na hora de conferir a quantidade que esta sendo colocada e o valor que esta sendo cobrado.
- Observe se a bomba medidora de combustível foi verificada pela AEM-TO e se possui a marca de verificação do Inmetro.
- As bombas medidoras de combustíveis multiplicam o volume de gasolina, álcool ou diesel liberado para os tanques dos veículos pelo valor unitário do litro do combustível. O resultado é a quantia a ser paga pelo consumidor. Verifique-o sempre.
- Todo posto revendedor de combustível tem, obrigatoriamente, que possuir uma medida de capacidade de 20 litros devidamente verificada pelo AEM-TO, que deverá ser usada em caso de dúvida na hora do abastecimento.
- Ao adquirir óleo lubrificante para seu veiculo, exija que a embalagem esteja completamente lacrada, e somente seja aberta na sua presença. Recuse embalagens abertas ou violadas. O óleo pode ter sido adulterado ou a embalagem pode estar vazia.
- Acompanhe a medição na vareta de óleo do motor de seu veiculo, e certifique-se que ela foi introduzida até o final. Caso contrario, você pode estar comprando óleo sem necessidade.

Taxímetro
Todo taxímetro deve ter o lacre e a marca de verificação do Inmetro contendo o ano da verificação. Quando solicitarmos uma corrida devemos ter atenção para que o taxímetro seja acionado no momento da partida.

Balança
Toda balança tem que ter a marca de verificação do Inmetro. Esse lacre impede o acesso aos locais de regulagem e com isso, a sua adulteração. Balanças para uso doméstico não podem ser utilizadas para atividades comerciais. Certifique-se sempre de que os valores estão zerados e que não haja nenhum objeto que possa adulterar a pesagem. A balança deve sempre estar ao alcance da visão e em superfície nivelada.

Medidor de Velocidade Automotiva - Radar
Sempre que ocorre algum problema o radar para de funcionar totalmente, nunca operando "com defeito".
Todos os radares aferidos pela AEM-TO são lacrados.

O AEM-TO faz uma fiscalização anual de rotina, o que não impede que outras fiscalizações sejam feitas através de denúncias.
A indicação de existência de radar no local não é de nossa competência. Mas é obrigatório que haja a indicação de velocidade.

Hidrômetro
Aferição de Hidrômetros - processo de verificação de indicações do hidrômetro em relação aos limites estabelecidos pelo Inmetro.
 

keyboard_arrow_up