Notícias

Ônibus do Programa Nacional Caminho da Escola são inspecionados por técnico de qualidade da Metrologia do Tocantins

26/02/2019 - Cejane Borges / Governo do Tocantins

Atendendo ao convite do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o técnico em qualidade da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), Bruno Santana, irá coordenar mais uma Inspeção de Recebimento de Ônibus de Transporte Escolar, integrante do Programa Caminho da Escola. É a quarta vez que o profissional se desloca do Tocantins para o sul do país para coordenar o trabalho de inspeção.

A ação acontece em Caixas do Sul, onde fica a fábrica Neobus e tem por objetivo constatar, por meio de avaliação técnica, a conformidade dos veículos, bem como o funcionamento dos seus sistemas e componentes. Durante o período de 26 de fevereiro a 1º de março, serão inspecionados cerca de 100 novos ônibus.

A inspeção faz parte de um convênio firmado entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o Inmetro, por meio da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade – Inmetro (RBMLQ-I). Cintos de segurança, para-brisas, janelas, distâncias entre cadeiras, sinalização de saídas de emergências, cronotacógrafo, elevador e espaços para cadeiras de rodas são alguns dos 120 itens internos e externos a serem inspecionados pelo técnico da AEM. “Todos os itens que oferecem segurança e comodidade para os passageiros são observados e ao final o veículo recebe um Selo de Identificação do Inmetro atestando a aprovação”, informa Bruno Santana.

Parceira entre órgãos delegados – do Tocantins para o Brasil

Essa é a quarta vez que o técnico em qualidade da Metrologia Estadual vai inspecionar novos veículos por meio da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade. Em fevereiro deste ano, já foram inspecionados 53 novos ônibus de transporte escolar.

Para o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite, o intercâmbio entre profissionais é de extrema relevância e reforça a competência técnica da equipe de qualidade da Agência de Metrologia Estadual. “Temos realizado inspeções de equipamentos que irão atender diversos pontos do Brasil e a ter um profissional do Tocantins como responsável por essa ação de trabalho só reforça a capacidade técnica da nossa equipe”, destaca o presidente.

Sobre o Programa

Criado pelo Governo Federal, por meio da Resolução nº 3, de 28 de março de 2007, o Caminho da Escola é uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), no apoio a aquisição de veículos para o transporte escolar de alunos da educação básica que residem na zona rural. O programa objetiva a renovação da frota, a segurança e a redução dos índices de evasão escolar. É de responsabilidade do FNDE, uma autarquia federal, a execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC).

Todos os veículos são inspecionados pelo Inmetro, com especificações adequadas a vias das zonas rurais e urbanas brasileiras.