Notícias

Metrologia aprova 100% das marcas de produtos juninos nos testes laboratoriais

28/06/2019 - Cejane Borges / Governo do Tocantins

Os fabricantes de produtos para as Festas Juninas podem comemorar o Dia de São Pedro (29 de Junho), uma das mais tradicionais e comemoradas datas de festividades do mês, com a aprovação de todas as suas mercadorias nos ensaios laboratoriais da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO). 

A agência, que é o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Tocantins, realizou a Operação São João, que teve por finalidade de coletar amostras de produtos típicos comercializados para verificar se estavam dentro das normas estabelecidas por lei.

Para isso, foram testados aproximadamente 494 produtos de vinte e seis marcas. Rapadura, pé de moleque, creme de amendoim, amendoim, paçoquinha, paçoquinha diet, milho para pipoca, canjica, torrone com amendoim, farinha de milho flocada, pé de moça, leite condensado, canjica amarela munguzá, leite de coco, canela moída, coco ralado, coco em flocos desidratado, maçã e fubá foram os produtos ensaiados nos laboratórios da Metrologia Estadual.

Nenhuma das marcas aferidas: Nestlé, Santa Helena, Yoki, Dacolônia, Zaeli, Kicaldo, Pinduca, Guimarães, Dadinho, Brejo Verde, Engenho São Carlos, Flocão do Sítio, Sinhá, L Mark, Mais Coco, Sococo, Adel Coco - apresentaram divergência durante a pesagem e todas foram aprovadas nos testes da Metrologia Estadual.

Para a realização dos testes laboratoriais, foram recolhidos produtos para as tradicionais festas juninas. Todos foram pesados e registrados em balança própria da Metrologia Estadual. Os testes contaram com a presença de representantes de fabricantes, que acompanharam os trabalhos da equipe técnica da AEM. Os testes aconteceram na semana de 24 a 28 de junho.

Para o presidente da pasta, Rérison Antonio Castro Leite, a Operação São João é uma garantia que o consumidor tem em pagar somente pelo peso indicado nas embalagens dos produtos. “Trabalhamos para assegurar a concorrência leal e para priorizar as boas relações de consumo. O resultado mostra que os fabricantes têm, cada vez mais, cuidados em seguir as normas e respeito ao cliente”, informa o presidente da AEM.

Operação São João

A Operação São João faz parte do Plano de Trabalho e das ações pactuadas junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). No período de 03 a 07 de junho, os técnicos da Metrologia Estadual visitaram estabelecimentos comerciais em Palmas para o recolhimento dos produtos típicos para as festas juninas. Para as amostras, foram selecionados produtos de variados tamanhos e marcas diferentes e, atendendo à normativa do Inmetro, foram recolhidas treze unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem foram acompanhados pelos fabricantes, que foram informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.