Notícias

Servidores da Agência de Metrologia fazem Curso de Brigadista

24/06/2020 - Cejane Borges / Governo do Tocantins

Parte do time profissional da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) participou do Curso de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros. A capacitação aconteceu na terça, 23, das 8h às 12h, com aula teórica e atividade práticas. Participaram doze funcionários do órgão.

O curso teve por objetivo desenvolver habilidades técnicas e comportamentos para que em eventual situação, os funcionários sejam capazes de lidar com a prevenção e combate a incêndios, bem como a salvamento e primeiros socorros, em caráter voluntário.

Com isso, foram repassadas aos funcionários as técnicas e procedimentos específicos que devem ser adotados em situações emergenciais, dentre elas o uso e manuseio de equipamentos de segurança, o plano de deslocamento no local e as orientações de salvamento em riscos iminentes.

Para o presidente da AEM, Rérison Castro, a capacitação vai muito além das exigências formais. “Ter uma equipe que foi qualificada para atuar é situação de risco é também assegurar um melhor ambiente profissional a todo o time da pasta”, informa o presidente.

Comprometimento da equipe

Com a participação voluntária no curso, a equipe também estreitou os laços profissionais e o comprometimento com o trabalho em grupo. Nesta edição do Curso de Brigada de Incêndio e Primeiros Socorros participaram onze homens e uma mulher. Todos aprenderam in loco como utilizar os equipamentos de segurança e quais os tipos de extintores apagam incêndios, sejam eles com água ou pó químico.

Para o servidor Atos Gomes, lotado na Presidência da AEM, o curso foi uma oportunidade de ampliar conhecimentos e de se preparar para atuar junto às situações emergenciais. “Aliar a teoria e a prática me permitiu ter a confiança necessária para o manuseio correto da mangueira e do extintor de incêndio. Além disso, aprendi como agir em situações de socorrista”, aponta o servidor público.

Os funcionários que participaram do curso receberão certificados pela capacitação.